Protocolos

A CEUA-UFOP disponibiliza o formulário unificado para solicitação de autorização para uso de animais em ensino e/ou pesquisa. Após o preenchimento, o responsável deverá encaminhá-lo à CEUA, para exame e deliberação.

- O formulário de Protocolo de Pesquisa, ou de Ensino, deve ser devidamente preenchido em uma via, com o termo de responsabilidade assinado.

- Os protocolos devem ser encaminhados para o e-mail ceua@propp.ufop.br no formato .doc e entregue uma cópia impressa, na secretaria da CEUA, na PROPP, até a data especificada no site. Observe o calendário de reuniões. 
Atenção: a documentação NÃO será avaliada se os arquivos digitais não forem entregues.

É imprescindível elaborar o planejamento estatístico que justifique o número de animais distribuídos nos grupos experimentais.

- A Comissão terá até 60 dias para emitir resposta, assim esse prazo deve ser considerado na previsão de início e término do projeto. A CEUA não analisa protocolos de atividades já iniciadas ou concluídas.

- O parecer da Comissão acerca do projeto avaliado será enviado para o e-mail do coordenador do projeto. Por tanto, ao preencher o formulário, informe um endereço eletrônico atualizado.

- A CEUA na 78º Reunião estabeleceu que, após o envio por esta comissão das primeiras pendências ao pesquisador, este tem um prazo de até dois meses para envio da carta de encaminhamento com as respectivas correções do protocolo.

 

Anexe ao formulário:

- Dois artigos publicados em revistas técnico-científicas empregando procedimentos semelhantes relativos ao uso de animais.

- Delineamento amostral, descrevendo os grupos e o número de animais por grupo e procedimentos para cada grupo em forma de fluxograma.

Ao término do projeto, o pesquisador deve encaminhar à CEUA o Relatório Final, conforme modelo disponibilizado no site, sob pena de ter seu nome bloqueado para novas solicitações.