Protocolos

As submissões de projetos estão sendo realizadas pelo site: www.sistemaceua.ufop.br

- Com a implementação da nova plataforma de submissão de projetos à CEUA, é necessário a submissão, como arquivo em anexo, de um projeto de pesquisa que seja capaz de prover aos comissários informações que justifiquem o número de animais solicitados.  Como a plataforma é fornecida para instituições do Brasil todo, o programador considerou mais eficiente e menos dispendioso submeter um “projeto de pesquisa” com as informações complementares e necessárias a uma análise adequada de cada projeto CEUA.  Nesse sentido, para orientar o pesquisador quanto às informações que são necessárias para a CEUA, elaboramos um formulário próprio, resumido, que pode ser entendido como “projeto de pesquisa”.  Este formulário é de submissão obrigatória assim como o fluxograma e os dois artigos que embasem o estudo.  Assim, pedimos a todos os pesquisadores que preencham o formulário, disponível no site CEUA, referente ao projeto de pesquisa para justificativa do número de animais solicitados na nova plataforma CEUA.

É imprescindível elaborar o planejamento estatístico que justifique o número de animais distribuídos nos grupos experimentais.

- A Comissão terá até 60 dias para emitir resposta, assim esse prazo deve ser considerado na previsão de início e término do projeto. A CEUA não analisa protocolos de atividades já iniciadas ou concluídas.

- O parecer da Comissão acerca do projeto avaliado será realizado toda via sistema ceua.

- A CEUA na 78º Reunião estabeleceu que, após o envio por esta comissão das primeiras pendências ao pesquisador, este tem um prazo de até dois meses para envio da carta de encaminhamento com as respectivas correções do protocolo.

 

Anexe ao formulário:

- Dois artigos publicados em revistas técnico-científicas empregando procedimentos semelhantes relativos ao uso de animais.

- Delineamento amostral, descrevendo os grupos e o número de animais por grupo e procedimentos para cada grupo em forma de fluxograma.

Ao término do projeto, o pesquisador deve submeter via sistema o Relatório Final.